Em uma parceria inédita na região do bolsão Sul Mato-Grossense entre Sindicato Rural de Três Lagoas, Embrapa e Fazenda São Matheus nasceu, em 2008, a “URT iLPF Fazenda São Matheus”. O Objetivo é recuperar a rentabilidade da pecuária de corte através do uso de tecnologias desenvolvidas pela Embrapa. Os sistemas em demonstração vão do simples manejo de pastagens até técnicas mais sofisticadas com a Integração Lavoura & Pecuária & Floresta.

Com a entrada do Eucalipto, o pecuarista vem adotando práticas modernas de produção visando aumentar sua rentabilidade. Queremos que a região seja a capital da celulose e também da pecuária moderna e sustentável.

Em sua 9ª edição, o Dia de Campo São Matheus tem sido importante para mudanças na região. Fazendas começaram a adotar sistemas integrados, adubações e recuperações de pastagens e manejo adequado do solo e planta, além de fomentar mais iniciativas de pesquisas: como em Aparecida do Taboado, Paranaíba, Figueirão e até mesmo na região do Pantanal.

Segundo a Embrapa, há mais de 300 mil ha aptos na região para se transformarem em lavoura integrada com a pecuária, o que coloca a região capital da celulose em destaque novamente no cenário da pecuária moderna e produtiva, criando oportunidade ímpar de diversificação de atividade em uma localização privilegiada, abrindo um mercado diferenciado para insumos de qualidade, para suprir esta nova demanda.

O Dia de Campo na Fazenda São Matheus tem como intuito apresentar novas técnicas que aumentem a produtividade e rentabilidade do produtor rural, através de palestras focadas em tecnologia de fácil aplicação, que geram resultado. Além da parte técnica, será apresentada a análise financeira (investimento/retorno) para que o produtor se sinta confiante em usar a tecnologia em questão.

Estas abordagens serão feitas em diferentes estações, em formato de circuito com grupos de 25 pessoas, de aproximadamente 30 minutos de duração cada. No ato da inscrição o participante selecionará até 6 estações para visitar, totalizando 3 horas de percurso.

Haverá ainda uma apresentação dos resultados da safra 15/16 e quais os próximos objetivos a serem alcançados na propriedade. A grade e tema de cada estação ainda está sendo definida.

O Sistema São Matheus, desenvolvido pela Embrapa Agropecuária Oeste e Embrapa Gado de Corte, em parceria com a fazenda São Matheus, busca por meio de pesquisas, os melhores resultados para essa integração e que serão apresentados no Dia de Campo.